PI S4 DSW II DouglasARS: mudanças entre as edições
imported>Douglas |
imported>Douglas |
||
| Linha 63: | Linha 63: | ||
Esta ferramenta possui o recurso de dividir o projeto em uma árvore de tarefas e atribuí-las ao responsável de cada uma, podendo criar dependências entre as tarefas, além da geração de relatórios nos formatos PDF e HTML, associação com aplicativos de planilha eletrônica, intercâmbio com o Microsoft Project, envio de e-mail para pessoas diretamente envolvidas no projeto, definição de calendários com feriados, e definição de novos atributos para as atividades. Também é capaz de gerar gráficos do tipo Gantt para facilitar a compreensão da evolução de seu projeto. Gráficos de Gantt são diagramas desenvolvidos pelo engenheiro social Henry Gantt, em 1917 e servem justamente para exibir o avanço de diversas etapas de um mesmo projeto. | Esta ferramenta possui o recurso de dividir o projeto em uma árvore de tarefas e atribuí-las ao responsável de cada uma, podendo criar dependências entre as tarefas, além da geração de relatórios nos formatos PDF e HTML, associação com aplicativos de planilha eletrônica, intercâmbio com o Microsoft Project, envio de e-mail para pessoas diretamente envolvidas no projeto, definição de calendários com feriados, e definição de novos atributos para as atividades. | ||
[[Imagem:exemplo_ganttproject.jpg|center]] | |||
<center> | |||
Figura 1 - Tela do GanttProject aba Pessoa. | |||
</center> | |||
Também é capaz de gerar gráficos do tipo Gantt para facilitar a compreensão da evolução de seu projeto. Gráficos de Gantt são diagramas desenvolvidos pelo engenheiro social Henry Gantt, em 1917 e servem justamente para exibir o avanço de diversas etapas de um mesmo projeto. | |||
Para saber mais sobre outras ferramentas: http://www.tecmundo.com.br/educacao/1927-ferramentas-para-gerenciar-projetos.htm | Para saber mais sobre outras ferramentas: http://www.tecmundo.com.br/educacao/1927-ferramentas-para-gerenciar-projetos.htm | ||
Edição das 11h29min de 7 de março de 2016
Apresentação
Olá Estudante,
Nessa quarta semana vamos dar dicas de programação dos formulários e falar um pouco mais sobre CSS, utilizado para para definir estilos para os suas páginas de formulários. Usando CSS, você armazena as informações de estilo em arquivos comuns que todas as páginas compartilham. Também vamos falar um pouco sobre o uso de software de gerenciamento de projetos, que podem trazer vantagens para os desenvolvedores como: planejamento prévio de prazos e custos.
Bons estudos!
Prof. Douglas A.
Objetivo
- Como melhorar a apresentação das telas com uso de CSS.
- Entender pra que utilizar um gerenciador de projeto.
Vídeo aulas
- Como criar um cadastro utilizando PHP/CSS: https://www.youtube.com/watch?v=Q_KCir_ElQY
- Criando um sistema de cadastro de clientes PHP com MYSQL: https://www.youtube.com/watch?v=PtZYxZRxi6s
- Manual GanttProject: http://gilbertexbom.com/app/gerTempo/ganttproject_2.0.5.pdf
- Gantt Project 2.5 - Tutorial Português: http://www.youtube.com/watch?v=uZrUlgJhbAc
- Por que usar CSS: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/CSS/Getting_Started/Porque_usar_CSS
Os 7 passos do gerenciamento de projetos
por Fernando C. Barbi
O enxugamento dos quadros de pessoal e o aumento da necessidade de especialização técnica têm levado muitas empresas a recrutar no mercado profissionais por período determinado apenas para a execução de projetos específicos. Neste contexto, entender o processo de gerenciamento de projeto tem se tornado vital para organizações a medida em que mais e mais novos negócios vão se revestindo da aura de projeto e passam a exigir inúmeras técnicas gerenciais que nem sempre estão disponíveis nas empresas.
Um projeto é um empreendimento temporário, com data de início e fim, cujo objetivo é criar ou aperfeiçoar um produto ou serviço. Gerenciar um projeto é atuar de forma a atingir os objetivos propostos dentro de parâmetros de qualidade determinados, obedecendo a um planejamento prévio de prazos (cronograma) e custos (orçamento). Ou seja, dadas as metas e as restrições de recursos e tempo, cabe ao gerente de projetos garantir que ele atinja os objetivos propostos.
Muitas empresas estão adotando a estrutura de projetos no seu dia-a-dia. Desde a concepção de um novo software até a implantação dos procedimentos de atendimento a clientes, desde a construção de uma ponte até a revisão dos processos de venda com vistas a aumentar a taxa de fechamento de negócios, muitos empreendimentos no seio das organizações se enquadram na classe de projetos. Nos mais diversos setores, a abordagem de gerenciamento de projetos está ganhando terreno por permitir um melhor uso dos recursos para se atingir objetivos bem definidos pela organização. Sabendo da importância de se gerenciar bem um projeto, vamos ver os passos que nos levam a melhorar nossas habilidades de gerenciamento de projeto.
Tudo começa com a contratação de uma empresa para tocar o projeto ou a definição dos colaboradores internos que integrarão a equipe de projeto. Num dia determinado, inicia-se o projeto. Este momento deve ser formalizado com um documento que se chama de “termo de início do projeto”. Em projetos maiores, deve ser um documento assinado pelos patrocinadores e pelo gerente do projeto. Para projetos menores, pode ser um e-mail que o gerente envia aos patrocinadores, copiando os demais envolvidos, para notificar que naquele momento se inicia o projeto e todos estão envolvidos com a sua execução.
- Passos
- Escolha e adote uma metodologia
- Comunique-se: não é só o peixe que morre pela boca!
- Defina o escopo do projeto e detalhe as atividades
- Conheça os envolvidos e monte seu time
- Desenvolva o cronograma junto com quem põe a mão na massa
- Monitore os riscos e seja pró-ativo
- Formalize o início e o encerramento do projeto
- Conclusão
Acima de tudo, gerenciar projetos é planejar e acompanhar a execução com "um olho no peixe e outro gato". O gerente do projeto deve se manter alerta e flexível com os acontecimentos do dia-a-dia mas deve estar sempre se reportando ao plano inicial para não perder o controle. A principal qualidade do gerente de projeto é saber se comunicar bem com todos. Ele é o ponto focal das informações, nele convergem as informações que ele depois deverá processar e divulgar para todo o restante da equipe. O segredo é envolver a equipe, cliente e fornecedores de tal forma que todos se sintam diretamente responsáveis pelo sucesso do projeto. Como diz aquele velho ditado caipira, "quando todos empurram na mesma direção, ná há carroça que não saia do atoleiro".
Veja artigo completo em: https://www.microsoft.com/brasil/msdn/Tecnologias/Carreira/GerencProjetos.mspx
Gantt Project
O GanttProject.org é um software gratuito e OpenSource para permite fazer o registro e acompanhamento de projetos. O software é oriundo de um trabalho universitário desenvolvido na França e é utilizado por várias universidades da França e da Alemanha. O software está disponível para Windows, Linux e Mac. Possui suporte ao idioma português do Brasil. Conta com uma interface bem organizada e limpa, e o programa permite a adição de tarefas com data de início e fim. Além disso, também é possível cadastrar pessoas envolvidas no desenvolvimento das tarefas, de modo a facilitar o controle destas.
Figura 1 - Tela do GanttProject aba Pessoa.
Esta ferramenta possui o recurso de dividir o projeto em uma árvore de tarefas e atribuí-las ao responsável de cada uma, podendo criar dependências entre as tarefas, além da geração de relatórios nos formatos PDF e HTML, associação com aplicativos de planilha eletrônica, intercâmbio com o Microsoft Project, envio de e-mail para pessoas diretamente envolvidas no projeto, definição de calendários com feriados, e definição de novos atributos para as atividades.
Figura 1 - Tela do GanttProject aba Pessoa.
Também é capaz de gerar gráficos do tipo Gantt para facilitar a compreensão da evolução de seu projeto. Gráficos de Gantt são diagramas desenvolvidos pelo engenheiro social Henry Gantt, em 1917 e servem justamente para exibir o avanço de diversas etapas de um mesmo projeto.
Para saber mais sobre outras ferramentas: http://www.tecmundo.com.br/educacao/1927-ferramentas-para-gerenciar-projetos.htm
Leia mais em: Ferramentas para Gerência de Projetos - Engenharia de Software 25 http://www.devmedia.com.br/ferramentas-para-gerencia-de-projetos-engenharia-de-software-25/17147#ixzz42E9VvEdh
Por que usar CSS?
As CSS são usadas para definir estilos para os seus documentos, incluindo o design, layout e as variações na exbição para diferentes dispositivos e tamanho de tela. Você pode colocar suas CSS dentro da tag <head> do seu documento com uma folha de estilos incorporada, ou anexar uma folha de estilos externa . Para linkar uma folha de estilos externa para o seu documento é simples, adicione um link para a sua folha de estilos na tag <head> de seu documento.
Uma folha de estilo externa, tem muitas vantagens.:
- Ajuda a evitar código repetido
- Facilita a manutenção
- Permite fazer mudança no site inteiro alterando apenas um arquivo.
Nota: Usando CSS, você armazena as informações de estilo em arquivos comuns que todas as páginas compartilham. Quando você linka vários documentos para a mesma folha de estilo que define a cor dos cabeçalhos h2, assim você pode aplicar o estilo para tags de cabeçalho h2 globalmente alterando apenas um atributo css.
Quando um usuário exibe uma página web, o navegador do usuário carrega as informações de estilo juntamente com o conteúdo da página.
Quando um usuário imprime uma página da web,você pode fornecer informações de estilo diferente, que faz com que a página impressa fique de fácil leitura.
Como o HTML e o CSS trabalham juntos? Em geral, você usa HTML para descrever o conteúdo do documento, não o estilo do documento. Você usa CSS para especificar o estilo do documento, e não o seu conteúdo. Mais adiante neste tutorial, você verá algumas exceções a esta disposição.
Fonte: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/CSS/Getting_Started/Porque_usar_CSS
Organização da Semana 5
Nesta quarta semana, mostramos como realizar o desenvolvimento de formulários com ajuda de CSS. Falamos também sobre a utilização de um software de gerenciamento de projetos. Com vídeos que mostram exemplos de uso do GanntProjet. Na próxima semana, vamos nos preocupar em revisar as etapas de desenvolvimento de um sistema, como o nosso que está em curso. Um abraço e até lá!
Prof. Douglas A.
Referências
[1] Douglas_DSW_I
[2] https://portalsis.wordpress.com/2011/06/20/etapas-do-processo-de-desenvolvimento-de-sistemas/
| << | <> | >> |
|---|

