Gestão do Conhecimento: mudanças entre as edições

De IFSC
Ir para navegação Ir para pesquisar
imported>Jesue
Sem resumo de edição
imported>Jesue
Sem resumo de edição
Linha 3: Linha 3:
==Gestão do Conhecimento no Instituto Federal de Santa Catarina==
==Gestão do Conhecimento no Instituto Federal de Santa Catarina==


Na nova estrutura organizacional do Instituto Federal, a Diretoria de Gestão do Conhecimento foi transformada em Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.
Na nova estrutura organizacional do Instituto Federal, a Diretoria de Gestão do Conhecimento foi transformada em Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI). Saiba em que projetos a PRDI atua:


A PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRDI tem por objetivo atuar dentro dos príncipios da Gestão do Conhecimento com vistas a fortalecer a identidade institucional e contribuir para a descentralização e melhoria da gestão pedagógica e administrativa do IF-SC.
----


----
*[[Fique Sabendo 01]]


São competências da PRDI:
São competências da PRDI:
- Atuar na articulação da Reitoria com os Campi; No planejamento estratégico do Instituto Federal, com vistas à definição das prioridades de desenvolvimento dos Campi;Colaborar com a Reitoria na promoção de equidade institucional entre os Campi, quanto aos planos de investimentos do Instituto Federal de Santa Catarina; Propor alternativas organizacionais, visando o constante aperfeiçoamento da gestão do IF-SC; Promover a articulação e o compartilhamento de experiências entre os gestores do Instituto Federal;Disseminar as melhores práticas de gestão dos Campi; Supervisionar as atividades de gestão das informações, infra-estrutura, planos de ação, relatórios e estatísticas da Instituição;Representar o Instituto Federal nos foros específicos da área, quando se fizer necessário; Coordenar os processos de sistematização de dados, informações e de procedimentos institucionais, disponibilizando-os na forma de conhecimento estratégico;Zelar pelo cumprimento das metas definidas nos planos do Instituto Federal;Zelar pela transparência dos fóruns de decisão colegiada; Executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam afetas ou lhe tenham sido atribuídas.
- Atuar na articulação da Reitoria com os Campi; No planejamento estratégico do Instituto Federal, com vistas à definição das prioridades de desenvolvimento dos Campi;Colaborar com a Reitoria na promoção de equidade institucional entre os Campi, quanto aos planos de investimentos do Instituto Federal de Santa Catarina; Propor alternativas organizacionais, visando o constante aperfeiçoamento da gestão do IF-SC; Promover a articulação e o compartilhamento de experiências entre os gestores do Instituto Federal;Disseminar as melhores práticas de gestão dos Campi; Supervisionar as atividades de gestão das informações, infra-estrutura, planos de ação, relatórios e estatísticas da Instituição;Representar o Instituto Federal nos foros específicos da área, quando se fizer necessário; Coordenar os processos de sistematização de dados, informações e de procedimentos institucionais, disponibilizando-os na forma de conhecimento estratégico;Zelar pelo cumprimento das metas definidas nos planos do Instituto Federal;Zelar pela transparência dos fóruns de decisão colegiada; Executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam afetas ou lhe tenham sido atribuídas. A PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRDI tem por objetivo atuar dentro dos príncipios da Gestão do Conhecimento com vistas a fortalecer a identidade institucional e contribuir para a descentralização e melhoria da gestão pedagógica e administrativa do IF-SC.  
 
----
 
Os princípios da gestão do conhecimento devem ser seguidos por todos os gestores, tanto da Reitoria quanto dos Campi. Entende-se por gestão do conhecimento o conjunto de atos destinados a organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato, a capacidade de uma corporação de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa.  


Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída tornando-se acessível aos interessados, transformando a informação aplicada, o conhecimento, em um ativo da instituição e não mais um suporte à tomada de decisão.
Diversas ações vem sendo desenvolvidas no sentido de tornar a gestão do IF-SC mais eficiente, tais como a implantação da Intranet, a criação dos Portais dos Colegiados, a utilização de indicadores na tomada de decisões, a utilização das novas tecnologias no dia-a-dia da gestão, a padronização dos procedimentos entre outras. Nessa mesma direção, criamos o FIQUE SABENDO DA PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO IF-SC.
*[[Fique Sabendo 01]]


*[[Planejamento da DGC 2008]]
*[[Planejamento da DGC 2008]]

Edição das 09h08min de 13 de abril de 2009

Figdgc.gif

Gestão do Conhecimento no Instituto Federal de Santa Catarina

Na nova estrutura organizacional do Instituto Federal, a Diretoria de Gestão do Conhecimento foi transformada em Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI). Saiba em que projetos a PRDI atua:


São competências da PRDI: - Atuar na articulação da Reitoria com os Campi; No planejamento estratégico do Instituto Federal, com vistas à definição das prioridades de desenvolvimento dos Campi;Colaborar com a Reitoria na promoção de equidade institucional entre os Campi, quanto aos planos de investimentos do Instituto Federal de Santa Catarina; Propor alternativas organizacionais, visando o constante aperfeiçoamento da gestão do IF-SC; Promover a articulação e o compartilhamento de experiências entre os gestores do Instituto Federal;Disseminar as melhores práticas de gestão dos Campi; Supervisionar as atividades de gestão das informações, infra-estrutura, planos de ação, relatórios e estatísticas da Instituição;Representar o Instituto Federal nos foros específicos da área, quando se fizer necessário; Coordenar os processos de sistematização de dados, informações e de procedimentos institucionais, disponibilizando-os na forma de conhecimento estratégico;Zelar pelo cumprimento das metas definidas nos planos do Instituto Federal;Zelar pela transparência dos fóruns de decisão colegiada; Executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam afetas ou lhe tenham sido atribuídas. A PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRDI tem por objetivo atuar dentro dos príncipios da Gestão do Conhecimento com vistas a fortalecer a identidade institucional e contribuir para a descentralização e melhoria da gestão pedagógica e administrativa do IF-SC.




PRÓ-REITOR DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL


Prof. Jesué Graciliano da Silva

Contato: (48) 32711405 - jesue@ifsc.edu.br

Prof. Jesué é Graduado em Engenharia Mecânica, Especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho, Especialista em Políticas Pública s (Escola de Governo), Mestre em Engenharia Mecânica.

Ingressou no IF-SC em 1993 como professor do Curso Técnico de Refrigeração e Ar Condicionado – Unidade São José.

Foi Coordenador da Área de Refrigeração e Ar Condicionado, Diretor do Escritório Regional da Associação Sul-Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado e Ventilação, Coordenador do Laboratório de Ensino a Distância da Unidade São José e Diretor da Unidade São José (2003 a 2006).

Atualmente é Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IF-SC. É autor dos livros: Introdução à Tecnologia da Refrigeração e Climatização (Editora Artliber) e Do Discurso à Ação -Uma experiência de gestão participativa na educação pública (Editora Nova Letra - escrito em conjunto com Nilva Schroeder e Silvana F. P. Silva).