AULA 1 - Microcontroladores - Técnico: mudanças entre as edições

De IFSC
Ir para navegação Ir para pesquisar
imported>Fargoud
imported>Fargoud
Linha 31: Linha 31:
O melhor de tudo nesse projeto é que seu software, hardware e documentação so abertos. O software é livre
O melhor de tudo nesse projeto é que seu software, hardware e documentação so abertos. O software é livre
(GNU GPL2), o hardware é totalmente aberto, especificado (basta entrar no site e baixar os esquemas) e a documentação
(GNU GPL2), o hardware é totalmente aberto, especificado (basta entrar no site e baixar os esquemas) e a documentação
está disponível em Creative Commons3 { os usuários podem colaborar (seja escrevendo documentação, seja
está disponível em Creative Commons3, os usuários podem colaborar (seja escrevendo documentação, seja
traduzindo) através da wiki!
traduzindo) através da wiki!

Edição das 17h09min de 1 de outubro de 2015

Introdução aos Microcontroladores

Apresentação sobre Microcontroladores

A plataforma Arduíno

Arduino 1 é um projeto que engloba software e hardware e tem como objetivo fornecer uma plataforma fácil para prototipação de projetos interativos, utilizando um microcontrolador.

Atualmente, o projeto está na versão Mega, porém muitos Arduinos encontrados hoje são da versão Uno, e Duemilanove (2009, em italiano), que possui um clock de 16MHz, 2kB de memoria RAM, 32kB de memoria flash, 14 portas digitais e 6 entradas analogicas.


Due.jpg

A principal diferença entre um Arduino e um computador convencional é que, além ter menor porte (tanto no tamanho quanto no poder de processamento), o Arduino utiliza dispositivos diferentes para entrada e saída em geral.

Por exemplo: em um PC utilizamos teclado e mouse como dispositivos de entrada e monitores e impressoras como dispositivos de saída; já em projetos com o Arduino os dispositivos de entrada e saída são circuitos elétricos/eletrônicos.


Como a interface do Arduino com outros dispositivos está mais perto do meio físico que a de um PC, podemos ler dados de sensores (temperatura, luz, pressão etc.) e controlar outros circuitos (lâmpadas, motores, eletrodomésticos etc.), dentre outras coisas que não conseguiríamos diretamente com um PC.

A grande diferença com relação ao uso desses dispositivos, no caso do Arduino, é que, na maior parte das vezes, nós mesmos construímos os circuitos que são utilizados, ou seja, não estamos limitados apenas a produtos existentes no mercado: o limite é dado por nosso conhecimento e criatividade! O melhor de tudo nesse projeto é que seu software, hardware e documentação so abertos. O software é livre (GNU GPL2), o hardware é totalmente aberto, especificado (basta entrar no site e baixar os esquemas) e a documentação está disponível em Creative Commons3, os usuários podem colaborar (seja escrevendo documentação, seja traduzindo) através da wiki!