PI S1 DSW III DouglasARS: mudanças entre as edições

De IFSC
Ir para navegação Ir para pesquisar
imported>Douglas
imported>Douglas
Linha 138: Linha 138:
=Alteração de Dados=
=Alteração de Dados=


Vou mostrar uma sequência de instruções do PHP que possibilita fazer alterações nos dados já cadastrados, ou seja, que já estão no banco de dados MySQL. Como foi visto na unidade anterior, criamos uma página para inserção de dados no banco, uma página para listar os dados inseridos no banco e uma página para excluir os registro. Vou mostrar como atualizar um registro em uma de nossas tabelas.
Vou mostrar uma sequência de instruções do PHP que possibilita fazer alterações nos dados já cadastrados, ou seja, que já estão no banco de dados MySQL. Como foi visto na unidade anterior, criamos uma página para inserção de dados no banco, uma página para listar os dados inseridos no banco e uma página para excluir os registro. Vou mostrar como atualizar um registro em uma de nossas tabelas. A Figura 1 mostrar a página de '''Consulta Clientes''' com a ação de excluir.
 
[[Imagem:tela_filtrar.png]]
<center>
Figura 1 - Consulta clientes com filtro.
</center>
   
   


Para atualizarmos um registro, precisamos inicialmente listar os registros da tabela. Neste caso já temos isso pronto no nosso '''sistema exemplo'''. Lembram??? Tínhamos uma '''ação''' para excluir o registro. Vamos colocar agora uma ação para editar o registro. A Figura 1 mostra como fica o botão que chama a página que vai alterar o registo. Em seguido eu coloco o código dessa página.
Para atualizarmos um registro, precisamos inicialmente listar os registros da tabela. Neste caso já temos isso pronto no nosso '''sistema exemplo'''. Lembram??? Tínhamos uma '''ação''' para excluir o registro. Vamos colocar agora uma ação para editar o registro. A Figura 2 mostra onde fica o botão que chama a página que vai '''Editar''' o registo. Em seguido eu coloco o código dessa página.
 


[[Imagem:tela_filtrar.png]]





Edição das 10h34min de 28 de abril de 2016

Apresentação

Olá Estudante,

Nessa nossa primeira semana de estudos vamos discutir algumas atividades previstas para nossa unidade. A intenção é aproveitar o sistema que começou a ser desenvolvido pelas equipes, incorporando outras técnicas e complementando o desenvolvimento. Ainda nessa primeira semana, vou apresentar como trabalhar com sessões, de modo que se possa fazer um tratamento individual de cada usuário que acessa um site desenvolvido em PHP. Também vou mostrar como alterar dados do formulário e falar um pouco sobre recursividade de páginas.

Bons Estudos!

Fiquem atentos as postagens no Fórum e participem dos nossos encontros virtuais.

Prof. Douglas A.

Objetivos

  • Apresentar a unidade curricular.
  • Trabalhando com sessões.
  • Alterando dados com HTML/PHP/MySQL.


Trabalhando com sessões

Sessão é um recurso do PHP que permite que você salve variáveis com seus valores para serem usados ao longo da visita do usuário. Valores salvos na sessão podem ser usados em qualquer parte do script, mesmo em outras páginas do site. São variáveis que permanecem setadas até o visitante fechar o browser ou a sessão ser destruída.


Um visitante acessando a sua homepage ganha um identificador único, chamado id de sessão. Este id é salvo em um cookie do lado do usuário ou propagado via URL. Desta forma, é possível registrar um número arbitrário de variáveis que serão preservadas entre as requisições. Quando um visitante acessar o seu site, o PHP irá conferir quando um id de sessão específico for enviado com a requisição. Existem algumas formas de criar variáveis de sessão, a seguir é mostrado um exemplo simples de atribuição e recuperação dos dados.

O PHP usa uma variável global, denominada $_SESSION para armazenar os dados de sessão. Para atribuir um valor de uma variável de sessão podemos usar a seguinte sintaxe:

<?php
session_start();
$_SESSION['variavel']='Valor a armazenar';
?>

A função session_start() inicia o uso de sessão da página. Este comando é obrigatório para todas as páginas que forem utilizar sessões;

$_SESSION é o identificador global para sessões; variavel é o índice sob o qual será armazenado um valor e "Valor a armazenar" é o valor atribuído a variável de sessão. Este valor armazenado pode ser usado em qualquer página do seu website.
<?php
session_start();
echo $_SESSION['variavel'];
?>

Exemplo

Depois de iniciada a sessão você pode definir valores para ela da seguinte forma:

<?php
$_SESSION['usuario'] = 'Douglas';
$_SESSION['acessos'] +=1;
?>

Quando você precisar exibir o valor salvo na sessão, provavelmente em outras páginas, é só fazer assim:

<?php
echo $_SESSION['usuario']; // Resultado: Douglas
echo $_SESSION['acessos']; // Resultado: 1 (experimente dar <F5> na página)
?>

Você pode salvar quantos valores quiser, pode redefinir os valores e usa-los nos comandos echo, argumentos de funções ou da forma que preferir.

Para deletar uma variável específica da sessão você usa a função unset().

<?php
unset($_SESSION['acessos']); // Deleta uma variável da sessão
?>

Pode também destruir toda a sessão de uma só vez, eliminando todas as variáveis salvas nela.

<?php
session_destroy(); // Destrói toda sessão
?>

Com isso você tem total controle das sessões no seu site e pode salvar, por exemplo, o nome de usuário depois que ele fez o login e salvar outra variável informando que o usuário está logado. Esta é uma prática muito comum em sistemas de autenticação de usuário.

Teste a página

http://douglasars.esy.es/teste1.php

Código da página de teste
<?php
//Iniciando a sessão
session_start();

//Verifica se a variável nome foi passada. Na primeira vez nunca é passada pelo GET.
if (!isset($_GET["nome"])){
	$_SESSION['usuario']='visistante';} // Cria a variável usuário é coloca a informação de visitante.
else{
	$_SESSION['usuario']=$_GET["nome"]; // Recupera o nome que foi passado com GET.
}
$_SESSION['acessos']+=1; // Conta cada vez que entrou na sessão.
?>
<html>
<head><title>Pagina de Teste 1</title></head>
<body>
<P><b>Informações</b>

<form name="teste1" method="get" action="teste1.php">
    <p>Nome: <input type="text" name="nome" id="nome" size="20" autofocus />
	<input type="submit" value="OK">
</form>

<?

echo "<p>Olá visitante: ".$_SESSION['usuario']." você acessou a página: ".$_SESSION['acessos']." vezes(s)."
?>
<p>Tecle F5 para atualizar a página.</p>

</body>
</html>


Mas, atenção! Os dados de sessão não ficam armazenados para consultas futuras. Quando o usuário deixa de interagir com a homepage por um longo período, os dados que estavam armazenados na sessão serão perdidos. Por isso, devemos tomar cuidado com a utilização do recurso de sessão.

Resumo

O uso de sessões permite criar aplicações personalizadas a nível de usuário, pelo simples fato de podermos identificar cada usuário. Também é possível armazenar variáveis no servidor web de cada usuário que está acessando a página ou a aplicação. É importante lembrar que os dados armazenados durante uma sessão serão perdidos em caso da sessão expirar, ou a sessão ter sido propositalmente destruída (session_destroy()), ou ainda se o usuário abandonar o site. [1][2]

Alteração de Dados

Vou mostrar uma sequência de instruções do PHP que possibilita fazer alterações nos dados já cadastrados, ou seja, que já estão no banco de dados MySQL. Como foi visto na unidade anterior, criamos uma página para inserção de dados no banco, uma página para listar os dados inseridos no banco e uma página para excluir os registro. Vou mostrar como atualizar um registro em uma de nossas tabelas. A Figura 1 mostrar a página de Consulta Clientes com a ação de excluir.

Tela filtrar.png

Figura 1 - Consulta clientes com filtro.


Para atualizarmos um registro, precisamos inicialmente listar os registros da tabela. Neste caso já temos isso pronto no nosso sistema exemplo. Lembram??? Tínhamos uma ação para excluir o registro. Vamos colocar agora uma ação para editar o registro. A Figura 2 mostra onde fica o botão que chama a página que vai Editar o registo. Em seguido eu coloco o código dessa página.





Recursividade de Páginas

Organização da Semana 2

Nesta primeira semana ... Até lá!

Bons estudos!

Prof. Douglas A.

Referências

[1] http://blog.thiagobelem.net/aprendendo-a-usar-sessoes-no-php

[2] Mendonça, Igor Thiago Marques. Programação para WEB. Florianópolis : Publicações do IFSC, 2010.




<< <> >>

Seções

Alteração de Dados

Recursividade de Páginas

Organização da Semana 2

Nesta primeira semana ... Até lá!

Bons estudos!

Prof. Douglas A.

Referências

[1]




<< <> >>