PI S1 DSW I DouglasARS

De IFSC
Revisão de 13h28min de 5 de outubro de 2015 por imported>Douglas
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo: Semana 1

Conteúdos
  • Especificação de hardware.
  • O sistema operacional Linux - Ubuntu.
  • Instalando a IDE java NetBeans; e,
  • Apache Derby no Ubuntu e derivados.

Especificação de Hardware

Quando um usuário adquire um computador, já faz isso na certeza de que ele irá funcionar sem nenhuma complicação ou problema. Bastando para isso que o sistema operacional (SO) venha pré-instalado no equipamento, tudo vai ocorrer bem. Porém, quando o computador adquirido vem sem sistema operacional ou diferente daquele que se pretende utilizar, começa uma verdadeira maratona para encontrar informações sobre a especificação do hardware e programas para ele.

Para usuários do sistemas Windows (Microsoft), a compatibilidade com os equipamentos disponíveis no mercado é maior, por causa do próprio mercado em que os fabricantes de PCs adotam preferencialmente o SO Windows. A HardwareSupport é abase de informações sobre de suporte a hardware do Ubuntu, concentrando seus dois principais projetos de suporte a hardware, o Ubuntu Certified, programa onde os fabricantes de hardware (OEM) submetem seus equipamentos para os engenheiros da Canonical que fazem testes de certificação e validação para serem homologados, e o Ubuntu Friendly, que é um programa de validação aberto de hardware para desktops, netbooks e laptops que permite validar sistemas conhecidos por funcionar bem com uma versão específica do Ubuntu.


Ubuntu hardware.png


Para saber se o equipamento escolhido tem compatibilidade com Ubuntu, antes mesmo de instalar, basta seguir estes passos:

Passo 1
Acesse a página de certificação do Ubuntu: http://www.ubuntu.com/certification/
Passo 2
Escolha entre equipamentos Desktop, Servidores ou até Smart Devices;
Passo 3
Clique no nome da marca do equipamento;
Passo 4
Na página seguinte, procure o nome do equipamento que deseja verificar e clique nele. Note que a página informa quais versões do Ubuntu são compatíveis com o computador listado;
Passo 5
Clique em “View all components” para ver cada parte do computador e seus detalhes;
Passo 6
Na listagem dos componentes ainda é possível clicar no link da parte e ver quais computadores tem esse item.

Tudo isso é apenas uma parte mais comum do suporte a hardware do Ubuntu. Além disso, existem diversos outros sites e comunidades focadas em ajudar os usuários na tarefa de fazer o Ubuntu funcionar 100% nos equipamentos atuais.

Nota: Existem muitos equipamentos ditos de "marcas desconhecidas" que funcionam muito bem com distribuições específicas para equipamentos gerais, como por exemplo, Ubuntu Netbook Edition que fornece um simples e otimizado ambiente para executar o Ubuntu no seu netbook.

Ambiente de Desenvolvimento

Instalando a IDE java NetBeans e Apache Derby no Ubuntu e derivados.

NetBeans

NetBeans fornece analisadores de código e editores para trabalhar com as últimas tecnologias Java 8. Além do suporte ao Java 8, a IDE também tem uma gama de novos aprimoramentos que melhoram ainda mais o seu suporte para Maven e Java EE (Enterprise Edition) com PrimeFaces; novas ferramentas para HTML5, em particular para AngularJS e melhorias para o suporte a PHP e C/C ++.[1]

Netbeans8-ubuntu.png


Mostraremos duas formas usuais para se instalar o NetBeans. Mas lembre-se que o ponto de partida e a melhor forma de instalar, depende do seu conhecimento prévio sobre o seu sistema. Portanto, leia os tutorias, assista o vídeo para depois começar a instalar.

Primeira maneira

Incialmente, entre no site do NetBeans e clique no botão de download. Na seção de download, escolha a opção Java EE. Ao finalizar o download do instalador, é necessário modificar as permissões de acesso, acrescentando a permissão de execução. Existem duas formas de fazer isso:

Entre em um terminal e no diretório onde o arquivo foi armazenado executar o comando:

$chmod 764 <nome do arquivo>

Depois, executá-lo usando o seguinte comando:

$./<nome do arquivo>.
       

Outra forma é clicar com o botão direito em cima do arquivo no gerenciador de arquivos e incluir a permissão de execução do usuário. Depois clicar duas vezes em cima do arquivo com o botão esquerdo.

Segunda maneira

Passo 1
Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2
Verifique qual a arquitetura de seu sistema acessando as Configurações do Sistema e a opção “Detalhes” ou usando o comando abaixo:
$uname -m
Passo 3
Se você estiver usando um sistema de 32-bits, baixe o instalador do programa com o comando:
$wget -c http://download.oracle.com/otn-pub/java/jdk-nb/8-8.0/jdk-8-nb-8-linux-i586.sh?AuthParam=1395311364_280a7e67ca87b4aec974690e24b1c022
Passo 4
Se você estiver usando um sistema de 64-bits, baixe o instalador do programa com o comando:
$wget -c http://download.oracle.com/otn-pub/java/jdk-nb/8-8.0/jdk-8-nb-8-linux-x64.sh?AuthParam=1395311377_7cbe28b25486a89be5d8399b8a43c7a6
Passo 5
Se preferir, baixe acessando esse link. Você também pode baixar os outros pacotes acessando esse outro link:
Passo 6
Torne o instalador executável com o comando:
$chmod +x jdk-8-nb-8-linux-*.sh
Passo 7
Agora execute o instalador e siga as instruções do assistente de configuração:
$./jdk-8-nb-8-linux-*.sh
Netbeans8-install-wizard.png

Terceira maneira

Observe este vídeo
Instalando o NetBeans (Ambiente de Desenvolvimento) no Ubuntu Linux

http://www.youtube.com/watch?v=bYWVt9O47Iw

Passo 1
Instalar o Java Development Kit (o JDK), 8:
$ sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install oracle-java8-installer
Passo 2
Baixar o pacote do NetBeans:
$ cd Downloads
$ wget http://download.netbeans.org/netbeans...
Passo 3
Dar permissão de execução ao pacote baixado e executá-lo:
$ chmod +x netbeans-8.0-linux.sh
$ ./netbeans-8.0-linux.sh

Obs.: As novas versões do NetBeans já vem com dois servidores de aplicação embutidos que podem ser escolhidos durante a instalação: o GlassFish e o Tomcat.


Apache Derby

Apache Derby (ou Java DB) é um banco de dados mantido pela Apache. Ele é leve, suporta SQL, JDBC e pode ser usado dentro de aplicações sem necessidade de um banco de dados externo. Para utilizar este banco de dados deve-se seguir os seguintes passos.

Entre no site do Apache Derby e vá na seção de Download. Escolha a última versão oficial e baixe-a. Descompacte-a em alguma pasta.

No NetBeans, entre na pasta Serviços. Escolha a opção banco de dados e desça um nível. Na opção Java DB, pressione o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades.

Nela você informará primeiramente o local onde está armazenado o Apache Derby (a pasta que você acabou de descompactar) e um diretório onde ficarão armazenados os bancos de dados criados por você. Crie uma pasta e referencie-a na segunda caixa de entrada de dados.




<< <> >>