TVs3v
Tabelas-verdade de 3 variáveis
Já vimos que as TVs têm por função listar todos os estados que uma ou mais variáveis podem assumir, num determinado circuito lógico. É um dos recursos mais poderosos de que se dispõe, para compreender o funcionamento de um circuito digital.
Variáveis booleanas, por sua vez, são quaisquer pontos do circuito que você tenha que monitorar. Podem ser entradas de um componente, ou do próprio projeto de circuito, e também podem ser saídas.
T.V.s de 1 variável de entrada
Quando o comportamento do circuito a ser monitorado envolver uma única variável binária (por exemplo, estado de uma chave "aberta" ou "fechada", capacitor "carregado" ou "descarregado", corrente de base em um transístor "conduzindo", ou "não conduzindo", nível de tensão em um pino de um CI como "alto" ou "baixo"), obviamente, a TV apenas conterá duas linhas possíveis de estado, porque uma única variável lógica só pode assumir dois valores: 0 ou 1.
Ex:
A tabela-verdade deverá listar todos os respectivos valores de saída Y, para cada um dos dois possíveis valores de entrada.
Note que, quando se fala de valores "possíveis" está-se querendo dizer exatamente isto. Em se tratando de variáveis binárias, estas PODEM assumir valores 0 ou 1. Por definição.
Qual valor vão assumir, de fato, e em que situação, depende do circuito e de onde ele está inserido. Não se investiga, na lógica booleana, a probabilidade de as variáveis assumirem um ou outro valor.
T.V.s de 2 variáveis de entrada
Quando o comportamento que se quer analisar envolver duas ou mais variáveis, vai-se ter um comportamento distinto do circuito, para cada variação 0 e 1, de cada uma das variáveis!
Trocando em miúdos, se eu tiver duas variáveis, A e B, para o valor 0 de A, eu terei B podendo valer 0 ou 1. Da mesma forma, para o valor 1 de A, eu posso ter B valendo, novamente, 0 ou 1.
