Introdução à Linguagem Java Script (4h)
JavaScript é uma linguagem de programação que permite criar algoritmos, ou códigos, para aplicativos.
O que é um Algoritmo?
Um algoritmo é uma seqüência de instruções definidas para serem executadas mecanicamente.
Todos os dias realizamos algoritmos e não percebemos.
Basicamente todas as manhãs nós nos levantamos da cama, tomamos o café da manhã, nos arrumamos e vamos ao trabalho. Entre cada uma dessas ações descritas, realizamos várias outras ações. Nosso próprio corpo realiza algoritmos o tempo inteiro realizando decisões. Se nos machucamos, sentimos dor. Se o ambiente externo tem temperatura baixa, o corpo treme para tentar aumentar a temperatura novamente.
Todo algoritmo segue uma seqüência lógica. Cada linha de código é lida e, caso não haja nenhum erro, executada e logo depois é lida a próxima linha e assim sucessivamente até terminarem as linhas do algoritmo.
Como exemplo de algoritmo podemos pensar em um ser humano andando. Observe:
# Levantar a perna direita # Inclinar o corpo para frente # Baixar a perna direita # Apoiar o pé direito no chão # Levantar a perna esquerda # Baixar a perna esquerda # Apoiar o pé esquerdo no chão # Levantar a perna direita # Se não quiser parar -> Voltar ao passo 1
Outro exemplo de algoritmo seria fazer um calculo simples como a soma ou multiplicação de dois números, como no exemplo abaixo:
# Ler primeiro número # Ler segundo número # Somar os dois números lidos # Exibir o resultado
Por que JavaScript?
A linguagem JavaScript é uma linguagem de programação muito popular, na verdade, a mais utilizada atualmente e que permite ampla gama de aplicações.
JavaScript é uma linguagem de programação flexível e poderosa que é implementada de forma consistente por vários navegadores da web.
Junto com HTML e CSS, é um componente central da tecnologia da web. Enquanto o HTML é responsável pela estrutura e o CSS é responsável pelo estilo, JavaScript fornece interatividade para as páginas da Web no navegador. Assim, JavaScript era usado principalmente para tornar as páginas da web mais interativas, ou seja, permitir transações como validação de formulários, animações, etc.
Mas JavaScript nunca foi criado para se tornar a pedra angular do desenvolvimento web moderno. De fato, a linguagem foi criada em menos de duas semanas, com um propósito muito diferente em mente.
As principais vantagens da linguagem, que a tornaram tão popular, são:
- O JavaScript pode ser usado tanto no front-end quanto no back-end.
- JavaScript é padronizado, por isso é atualizado com freqüência com novas versões.
- JavaScript funciona com o modelo de objeto de documento, ou o DOM, para responder às interações do usuário. O DOM é a estrutura no navegador que exibe as páginas da web.
- JavaScript possui uma comunidade esmagadora e isso faz uma diferença enorme,
- O JavaScript permite que os sites tenham interatividade, como transições de rolagem e movimentação de objetos. Os navegadores modernos ainda competem para processar o JavaScript mais rapidamente para as melhores experiências do usuário. O Chrome, o navegador de Internet mais usado em 2017 , foi tão bem-sucedido em parte devido à sua capacidade de processar JavaScript rapidamente.
- O JavaScript oferece uma ampla variedade de estruturas e bibliotecas que ajudam os desenvolvedores a criar aplicativos complexos com pouca sobrecarga. Os programadores podem importar bibliotecas e estruturas em seus códigos para aumentar a funcionalidade de seus aplicativos.
Atualmente, a JavaScript também é usada em muitas outras áreas, como desenvolvimento server-side, desenvolvimento de aplicativos móveis, e assim por diante.
Como programar JS?
Linguagem compilada x linguagem interpretada
para se executar um programa em uma linguagem compilada é necessário escrever o seu código-fonte correspondente e compilá-lo; durante a compilação, o código-fonte é lido pelo compilador que gera então um arquivo de saída com uma tradução daquele código-fonte para linguagem de máquina (o código executável); esse arquivo em linguagem de máquina pode ser então executado no computador e não pode ser facilmente editado, pois não é compreensível por nós seres humanos. Assim, se desejarmos alterar alguma parte desse programa, precisaremos alterar seu código-fonte e compilá-lo novamente para que o executável novo seja gerado.
Diferente disso, para executar um programa em uma linguagem interpretada (script) precisamos apenas digitar o código-fonte e o interpretador irá ler esse código e executar as instruções, comando por comando, a partir do próprio texto do código-fonte, cada vez que o script for rodado; assim, não é necessário a criação de um arquivo estático, para alterar o programa basta alterar o código e ele já estará pronto para rodar novamente. Podemos ilustrar isso com um script de cinema, que de forma análoga, diz passo a passo as ações que os atores devem realizar em um filme. Assim, o roteiro descrito no script de cinema possui uma dinâmica que deve se adaptar a cada necessidade das cenas. A partir dessa noção, uma vantagem óbvia do script é a agilidade para se alterar o programa, eliminando a sequência editar-compilar-linkar-rodar comum em softwares compilados. Como preço dessa flexibilidade, perde-se um pouco em desempenho e será sempre necessário possuir um interpretador no computador onde será rodado o script, enquanto o arquivo binário resultante de compilação não necessita do compilador em seu ambiente de uso. JavaScript é uma linguagem de script.
Como criar um programa JS?
O que é necessário para programar em Javascript? Apenas um navegador, como o Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome e Safari, e um editor de texto, como o Bloco de Notas (Microsoft Windows), GEdit (GNU/Linux com a interface Gnome) ou Vi (Utilizado em grande parte das distribuições GNU/Linux), pode ser utilizado para programar em Javascript. Recomendo que utilize um editor que tenha highlight (utiliza cores para mostrar diferentes elementos no programa), como o Notepad++ (http://notepad-plus.sourceforge.net/), para que a programação seja mais fácil e encontrar erros mais rapidamente. É necessário também salvar o arquivo com a extensão “.htm” ou “.html” para que o navegador execute o que está escrito no arquivo.
Devido à sua ampla variedade de aplicativos, você pode executar o JavaScript de várias maneiras:
- Usando a guia do console de navegadores da web;
- Usando o Node.js;
- Criando páginas da web.
Sintaxe da linguagem
Comentários
Comentários Comentários são blocos de códigos que não serão interpretados ou compilados, em javascript podemos usar duas formas de inserir ou comentar códigos, veja a seguir. //Comentário de linha única /* Comentário De várias linhas */ <!doctype html> <html lang=“pt-br”> <head> <title>Curso de Javascript</title> <meta charset=“UTF-8”> <script> document.write("Canal Fessor Bruno"); //document.write("Curso de Javascript"); document.write("www.cfbcursos.com.br"); 11 /* document.write("CFB"); document.write("YouTube");
- /
</script> </head> <body> </body> </html> Veja o resultado do código acima. Note que foram impressas somente duas linhas de texto, isso porque as demais estão em forma de comentário. Todo o conteúdo que estiver em comentário é simplesmente ignorado e não é excutado. Você pode usar comentário em qualquer local do código javascript e este inclusive é um ótimo hábito, pois irá facilitar na identificação das partes dos seu código.
| << Página do curso | AULA 1 - INTRODUÇÃO | AULA 2 - Tipos de Dados>> |
|---|

