PI S8 DSW I DouglasARS

De IFSC
Revisão de 16h05min de 24 de novembro de 2015 por imported>Douglas (→‎Vídeos)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação

Olá Estudante,

Estamos chegando ao final. Este será nosso último encontro da unidade curricular Desenvolvimento de Sistemas WEB I, espero encontrá-los numa próxima unidade, no próximo ano. Na semana que passou, mostramos mais conjunto de programas chamado XAMPP, formado pelos aplicativos MySQL, Apache, PHP, entre outros. Apresentamos também, a instalação do PostgreSQL e a sua ferramenta administrativa o pgAdmin3. Nesta reta final, vamos falar um pouco sobre modelagem de dados, com destaque para os tipos de dados que o banco de dados MySQL suporta. Assistam os vídeos, façam os exemplos utilizando, preferencialmente, o MySQL Workbench ou DBDesigner. Fiquem atentos aos prazos, a AO2 termina juntamente com esta última semana.

Bons estudos a todos!

Até quinta!

Prof. Douglas A.

Objetivo

  • Apresentar a modelagem de dados: modelo conceitual, modelo lógico e físico.
  • Apresentar os tipos de dados utilizados no MySQL.
  • Apresentar um passo a passo da geração do código SQL no DBDesigner e Workbench.

Vídeos

  1. Banco de Dados: https://www.youtube.com/watch?v=p0zCY9cKrJM
  2. Modelagem de Dados - Projeto de um Banco de Dados: https://www.youtube.com/watch?v=G-XOc8LVZIo

Textos

Modelagem de dados

A modelagem de dados é uma técnica usada para a especificação das regras de negócios e as estruturas de dados de um banco de dados. Ela faz parte do ciclo de desenvolvimento de um sistema e é de vital importância para o bom resultado do projeto. Modelar dados consiste em desenhar o sistema de informações, concentrando-se nas entidades lógicas e nas dependências lógicas entre essas entidades.

Modelagem de dados ou modelagem de banco de dados envolve uma série de aplicações teóricas e práticas, visando construir um modelo de dados consistente, não redundante e perfeitamente aplicável em qualquer SGBD moderno.


Modelo conceitual

A modelagem conceitual basea-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente, pois o foco aqui é discutir os aspectos do negócio do cliente e não da tecnologia. Os exemplos de modelagem de dados vistos pelo modelo conceitual são mais fáceis de compreender, já que não há limitações ou aplicação de tecnologia específica. O diagrama de dados que deve ser construído aqui é o Diagrama de Entidade e Relacionamento, onde deverão ser identificados todas as entidades e os relacionamentos entre elas. Este diagrama é a chave para a compreensão do modelo conceitual de dados.

Exemplo simples de Diagrama de Entidade e Relacionamento

Semana Final

Nesta última semana mostramos ...

Foi muito bom estar com vocês!

Abraço a todos!

Nos vemos em 2016!

Prof. Douglas A.

Referências

[1]



<< <>