MIP
INTRODUÇÃO AOS MICROPROCESSADORES
Fundamentalmente, computadores são máquinas cuja unidade elementar é o processador, ou microprocessador (μP), o qual é responsável pela coordenação e execução das tarefas.
Esta disciplina tem por objetivo introduzir o aluno no universo dos microprocessadores.
Fotografia de um processador ARM1
Existem atualmente inúmeras famílias destes dispositivos, das mais antigas, às mais recentes; das mais sofisticadas, às mais simples. No entanto, todos os microprocessadores têm um conjunto de características similares, em comum, e são estas características que serão enfocadas nesta disciplina.
Arquitetura de um processador Z80
Quando for necessário particularizar algum conteúdo, será dada preferência à plataforma ARM, por ser uma das mais utilizadas atualmente.
Mas, afinal, o que são microprocessadores???
MICROPROCESSADORES
Um microprocessador é um processador de computador que incorpora as funções de uma unidade de processamento central (CPU) em um único circuito integrado (IC), [1] ou no máximo alguns circuitos integrados. [2]
O microprocessador é um circuito digital integrado polivalente, sincronizado com um relógio (ou clock), baseado em registradores e que aceita números binários de dados como entrada, processa-os de acordo com instruções armazenadas na memória , e fornece os resultados como saída.
Os microprocessadores utilizam lógica combinacional e lógica digital seqüencial .
Os microprocessadores operam em números e símbolos representados no sistema de numeração binário .
A integração de uma CPU inteira em um único chip ou em alguns chips reduziu muito o custo da capacidade de processamento, aumentando a eficiência.
Os processadores de circuitos integrados são produzidos em grande escala, por processos altamente automatizados resultando em um baixo custo por unidade.
Os processadores de chip único aumentam a confiabilidade, pois há muitas menos conexões elétricas possíveis de falhar.
À medida que os projetos de microprocessadores melhoram, o custo de fabricação de um chip (com componentes menores construídos em um chip de semicondutor do mesmo tamanho) geralmente permanece o mesmo.
Antes de microprocessadores, pequenos computadores foram construídos usando placas de circuitos com muitos circuitos integrados de média e pequena escala .
Os microprocessadores combinaram isso em um ou alguns circuitos integrados de grande escala. Os aumentos contínuos na capacidade do microprocessador tornaram já outras formas de computadores quase completamente obsoletas (ver histórico de hardware computacional ), com um ou mais microprocessadores usados em tudo, desde os mais pequenos sistemas incorporados e dispositivos portáteis até os maiores mainframes e supercomputadores .

