LAB1ANP2020

De IFSC
Revisão de 11h05min de 30 de novembro de 2020 por imported>Fargoud (→‎ROTEIRO)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Aula não presencial PRÁTICA de Laboratório de Eletrônica Digital 1 - GATES BÁSICOS

ROTEIRO

  1. Acesse o site do Tinkercad
  2. Se necessário, faça cadastro e login
  3. No Menu da esquerda, clique em Circuits, para iniciar um novo projeto de circuito eletrônico
    TUTTinkercadDIG101.png
    , e depois no botão "Criar Novo Circuito"
  4. Renomeie o nome padrão do circuito, como "LABORATÓRIO 1 - DIG1 - Meu nome" .
    TUTTinkercadDIG102.png
  5. No Menu de componentes, à direita, digite "placa de ensaio pequena", para localizar o componente protoboard.
    TUTTinkercadDIG103.png
  6. Selecione a placa e arraste-a para a área de trabalho. Se desejar, pode nomear os componentes. O Protoboard, ou matriz de contatos, ou placa de ensaios é uma placa com furos metalizados e contatos, que permite criar circuitos em estágio inicial de projeto, ou protótipos, sem necessidade de soldagem Aula sobre protoboard
  7. Agora, no menu de componentes, localize o CI "7408" e arraste-o para a área de trabalho, conectando-o de forma centralizada na canaleta:
    TUTTinkercadDIG104.png
  8. Antes de mais nada, esse circuito deve ser alimentado. Para isso, precisamos de uma fonte. Localize no menu de componentes uma "fonte". Arraste-a para a área de trabalho, posicionando-a acima do protoboard. Configure a tensão da fonte para "5" [V] e a corrente para "5" [A].
    TUTTinkercadDIG105.png
  9. Ao invés de ligar todos os componentes nos terminais da fonte, vamos aproveitar as linhas de alimentação do protoboard, para disponibilizar os níveis de tensão, facilmente, a todos os componentes. O Tinkercad faz a conexão automática, bastando clicar nos terminais a serem conectados, e alterando a cor do condutor, para padronização
TUTTinkercadDIG106.png
TUTTinkercadDIG106 2.png
  1. A alimentação agora tem que ser ligada aos pinos de alimentação do CI. O pino 7 deve receber o nível de tensão "0", ou GND, e o pino 14, o nível "1", ou VCC (5 Volts). Note que QUALQUER UM dos 4 furos, da coluna onde o CI já está conectado, pode ser usado:
TUTTinkercadDIG107.png
TUTTinkercadDIG107 2.png
  1. O CI agora está energizado, porém, ainda não faz nada. É preciso acrescentar as entradas e saídas. Sabemos que os pinos 1 e 2 são entradas do primeiro gate do 7408, e que o pino 3 é a saída. Para representar as entradas, usaremos duas chaves digitais, ou "interruptores", do tipo DIP, que apenas abrem ou fecham um contato. Cada uma dessas chaves, que vc pode renomear como A e B, estarão ligadas ao VCC. Assim, quando abertas, colocarão as entradas em nível zero e, quando fechadas, estarão conectadas ao nível 1.
TUTTinkercadDIG108.png
TUTTinkercadDIG108 2.png