Variaveis
Variáveis
No Scratch, para se criar variáveis, acesse a categoria Variáveis, e clique no botão “CRIAR UMA VARIÁVEL” ou “CRIAR UMA LISTA”.
Depois de clicado em um dos botões, vai ser aberto uma tela que vai pedir para você dar um nome a sua variável, como mostrado abaixo:
Além disso, você deverá selecionar se ela vai ser uma variável apenas de um único componente do jogo, ou responsável por todos os objetos do jogo.
Agora, vamos ver onde se pode usar as variáveis.
Ainda no exemplo da menina, crie uma variável como mostrado acima. O nome pode ser var1, mesmo.
Note que agora ela também aparece como bloco, na Categoria "VARIÁVEIS":
Agora, localize o bloco de OPERADORES, " > 50" e insira o bloco da variável var1 a este operador.
Ou seja, este bloco fará a comparação entre o valor de var1 e o valor 50. Esta condição terá dois valores:
*true, quando a variável tiver valor maior que 50 e, *false, quando a variável tiver valor menor ou igual a 50
Em seguida, adicione este bloco à condição da instrução "REPITA ATÉ QUE:". Em outras palavras, o bloco REPITA será executado enquanto var1 for menor ou igual a 50. Quando for maior, a condição passa a ser VERDADEIRA, e o bloco REPITA para.
Operadores Relacionais
Assim como na matemática, haverá a necessidade no Scratch de comparar valores. Operadores relacionais servem para comparar qualquer tipo de valor. No Scratch, os operadores relacionais são apenas 3, sendo acessados na categoria Operadores:
Esses operadores mostrados são na ordem, os de menor (<), igual (=) e maior (>). É possível fazer com eles comparações com variáveis ou números, como mostrados abaixo:
Operadores Lógicos
Além dos operadores relacionais, existem os operadores lógicos, no Scratch. Os operadores lógicos também servem para comparar qualquer tipo de valor. No
Scratch, os operadores lógicos também são 3, sendo acessados através da categoria Operadores: Para entendermos melhor como funciona cada um deles, vejamos esses exemplos: Quando eu digo “Tenho um computador e um celular”, ao afirmar isso, a palavra e indica que eu possuo os dois objetos, no caso o computador e o celular. Quando eu digo “Tenho um computador ou um celular”, ao afirmar isso, a palavra ou indica que eu possuo apenas um dos objetos, ou o computador, ou o celular. E quando eu digo “Não tenho um celular”, ao afirmar isso, a palavra não comprova que eu não possuo um celular.
Assim como no caso dos operadores relacionais, os operadores lógicos mostrados são o (e), (ou) e (não). É possível fazer com eles, comparações com variáveis ou números, como mostrados abaixo:


