PI S1 DSW I DouglasARS

De IFSC
Revisão de 13h43min de 5 de outubro de 2015 por imported>Douglas (→‎O que é Ubuntu?)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Especificação de Hardware

Quando um usuário adquire um computador, já faz isso na certeza de que ele irá funcionar sem nenhuma complicação ou problema. Bastando para isso que o sistema operacional (SO) venha pré-instalado no equipamento, tudo vai ocorrer bem. Porém, quando o computador adquirido vem sem sistema operacional ou diferente daquele que se pretende utilizar, começa uma verdadeira maratona para encontrar informações sobre a especificação do hardware e programas para ele.

Para usuários do sistemas Windows (Microsoft), a compatibilidade com os equipamentos disponíveis no mercado é maior, por causa do próprio mercado em que os fabricantes de PCs adotam preferencialmente o SO Windows. A HardwareSupport é abase de informações sobre de suporte a hardware do Ubuntu, concentrando seus dois principais projetos de suporte a hardware, o Ubuntu Certified, programa onde os fabricantes de hardware (OEM) submetem seus equipamentos para os engenheiros da Canonical que fazem testes de certificação e validação para serem homologados, e o Ubuntu Friendly, que é um programa de validação aberto de hardware para desktops, netbooks e laptops que permite validar sistemas conhecidos por funcionar bem com uma versão específica do Ubuntu.


Ubuntu hardware.png


Para saber se o equipamento escolhido tem compatibilidade com Ubuntu, antes mesmo de instalar, basta seguir estes passos:

Passo 1
Acesse a página de certificação do Ubuntu: http://www.ubuntu.com/certification/
Passo 2
Escolha entre equipamentos Desktop, Servidores ou até Smart Devices;
Passo 3
Clique no nome da marca do equipamento;
Passo 4
Na página seguinte, procure o nome do equipamento que deseja verificar e clique nele. Note que a página informa quais versões do Ubuntu são compatíveis com o computador listado;
Passo 5
Clique em “View all components” para ver cada parte do computador e seus detalhes;
Passo 6
Na listagem dos componentes ainda é possível clicar no link da parte e ver quais computadores tem esse item.

Tudo isso é apenas uma parte mais comum do suporte a hardware do Ubuntu. Além disso, existem diversos outros sites e comunidades focadas em ajudar os usuários na tarefa de fazer o Ubuntu funcionar 100% nos equipamentos atuais.

Nota: Existem muitos equipamentos ditos de "marcas desconhecidas" que funcionam muito bem com distribuições específicas para equipamentos gerais, como por exemplo, Ubuntu Netbook Edition que fornece um simples e otimizado ambiente para executar o Ubuntu no seu netbook.

O que é Ubuntu?

Ubuntu é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, e é perfeito para laptops, desktops e servidores. Seja para uso em casa, escola ou no trabalho, o Ubuntu contém todas as ferramentas que você necessita, desde processador de texto e leitor de emails a servidores web e ferramentas de programação.


Gnomemenu.png


O Ubuntu é e sempre será gratuito. Você não paga por nenhum encargo de licença. Você pode baixar, usar e compartilhar com seus amigos e familiares, na escola ou no trabalho, sem pagar nada por isto.

Nós lançamos uma nova versão para desktops e servidores a cada seis meses. O que significa que você sempre terá as últimas versões dos maiores e melhores aplicativos de código aberto que o mundo tem a oferecer.

O Ubuntu é desenvolvido visando segurança. Você tem atualizações de segurança gratuitas por pelo menos 18 meses para desktops e servidores. Com a versão de Longo Tempo de Suporte (LTS) você tem três anos de suporte para desktops, e cinco anos para servidores. Não é cobrado nenhum valor pela versão LTS, bem como qualquer outra, nós disponibilizamos livremente o melhor que podemos oferecer para todos sob os mesmos termos. Atualizações para novas versões do Ubuntu são e sempre serão gratuitas.

Tudo o que você precisa em apenas um CD, que lhe proporciona um ambiente completo e funcional. Programas adicionais são disponibilizados através da Internet.


Gnomemenu.png


O instalador gráfico lhe permite ter um sistema funcional de forma rápida e fácil. Uma instalação padrão deve levar menos de 30 minutos.

Uma vez instalado, seu sistema está imediatamente pronto para o uso. Na versão desktop você tem um conjunto completo de aplicativos para produtividade, internet, imagens, jogos, entre outras ferramentas.

Na versão servidor você tem tudo o que precisa para ter seu servidor funcional sem coisas desnecessárias. O que a palavra Ubuntu significa?

Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". A distribuição Ubuntu traz o espírito desta palavra para o mundo do software livre. [1]

"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu em Nenhum Futuro Sem Perdão (No Future Without Forgiveness).

Ambiente de Desenvolvimento

Instalando a IDE java NetBeans e Apache Derby no Ubuntu e derivados.

NetBeans

NetBeans fornece analisadores de código e editores para trabalhar com as últimas tecnologias Java 8. Além do suporte ao Java 8, a IDE também tem uma gama de novos aprimoramentos que melhoram ainda mais o seu suporte para Maven e Java EE (Enterprise Edition) com PrimeFaces; novas ferramentas para HTML5, em particular para AngularJS e melhorias para o suporte a PHP e C/C ++.[2]

Netbeans8-ubuntu.png


Mostraremos duas formas usuais para se instalar o NetBeans. Mas lembre-se que o ponto de partida e a melhor forma de instalar, depende do seu conhecimento prévio sobre o seu sistema. Portanto, leia os tutorias, assista o vídeo para depois começar a instalar.

Primeira maneira

Incialmente, entre no site do NetBeans e clique no botão de download. Na seção de download, escolha a opção Java EE. Ao finalizar o download do instalador, é necessário modificar as permissões de acesso, acrescentando a permissão de execução. Existem duas formas de fazer isso:

Entre em um terminal e no diretório onde o arquivo foi armazenado executar o comando:

$chmod 764 <nome do arquivo>

Depois, executá-lo usando o seguinte comando:

$./<nome do arquivo>.
       

Outra forma é clicar com o botão direito em cima do arquivo no gerenciador de arquivos e incluir a permissão de execução do usuário. Depois clicar duas vezes em cima do arquivo com o botão esquerdo.

Segunda maneira

Passo 1
Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2
Verifique qual a arquitetura de seu sistema acessando as Configurações do Sistema e a opção “Detalhes” ou usando o comando abaixo:
$uname -m
Passo 3
Se você estiver usando um sistema de 32-bits, baixe o instalador do programa com o comando:
$wget -c http://download.oracle.com/otn-pub/java/jdk-nb/8-8.0/jdk-8-nb-8-linux-i586.sh?AuthParam=1395311364_280a7e67ca87b4aec974690e24b1c022
Passo 4
Se você estiver usando um sistema de 64-bits, baixe o instalador do programa com o comando:
$wget -c http://download.oracle.com/otn-pub/java/jdk-nb/8-8.0/jdk-8-nb-8-linux-x64.sh?AuthParam=1395311377_7cbe28b25486a89be5d8399b8a43c7a6
Passo 5
Se preferir, baixe acessando esse link. Você também pode baixar os outros pacotes acessando esse outro link:
Passo 6
Torne o instalador executável com o comando:
$chmod +x jdk-8-nb-8-linux-*.sh
Passo 7
Agora execute o instalador e siga as instruções do assistente de configuração:
$./jdk-8-nb-8-linux-*.sh
Netbeans8-install-wizard.png

Terceira maneira

Observe este vídeo
Instalando o NetBeans (Ambiente de Desenvolvimento) no Ubuntu Linux

http://www.youtube.com/watch?v=bYWVt9O47Iw

Passo 1
Instalar o Java Development Kit (o JDK), 8:
$ sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install oracle-java8-installer
Passo 2
Baixar o pacote do NetBeans:
$ cd Downloads
$ wget http://download.netbeans.org/netbeans...
Passo 3
Dar permissão de execução ao pacote baixado e executá-lo:
$ chmod +x netbeans-8.0-linux.sh
$ ./netbeans-8.0-linux.sh

Obs.: As novas versões do NetBeans já vem com dois servidores de aplicação embutidos que podem ser escolhidos durante a instalação: o GlassFish e o Tomcat.


Apache Derby

Apache Derby (ou Java DB) é um banco de dados mantido pela Apache. Ele é leve, suporta SQL, JDBC e pode ser usado dentro de aplicações sem necessidade de um banco de dados externo. Para utilizar este banco de dados deve-se seguir os seguintes passos.

Entre no site do Apache Derby e vá na seção de Download. Escolha a última versão oficial e baixe-a. Descompacte-a em alguma pasta.

No NetBeans, entre na pasta Serviços. Escolha a opção banco de dados e desça um nível. Na opção Java DB, pressione o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades.

Nela você informará primeiramente o local onde está armazenado o Apache Derby (a pasta que você acabou de descompactar) e um diretório onde ficarão armazenados os bancos de dados criados por você. Crie uma pasta e referencie-a na segunda caixa de entrada de dados.




<< <> >>