AULA 2 - Eletricidade Básica - Técnico
<<< Voltar para página principal do curso
As Forças Elétricas
Em 1785, Charles Augustin Coulomb (1736-1806) fez uma série de medidas.
Mediu as forças elétricas entre duas pequenas esferas carregadas. Percebeu que algumas esferas atritadas em diferentes materias eram atraídas entre si. Já outras, depois de atritadas com outros materiais, repeliam-se.
Ele descobriu que a força dependia do valor das cargas e da distância entre elas.
E, através de muitas experimentações, descobriu uma relação fixa:
A força é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas. Quanto maior, muito menor a força:
Quanto menor a distância, muito maior a força:
A força é diretamente proporcional ao valor da carga total em cada um dos corpos:
Campo Elétrico
Campo Elétrico é o campo estabelecido ao redor do corpo, em todos os pontos do espaço, sob influência de uma carga geradora de intensidade Q.
A equação do campo elétrico é dada por:
O campo elétrico pode ter pelo menos quatro orientações diferentes de seu vetor devido aos sinais de interação entre as cargas, quando o campo é gerado por apenas uma carga, estes são:
Quando a carga de prova tem sinal negativo (q<0), os vetores força e campo elétrico têm mesma direção, mas sentidos opostos, e quando a carga de prova tem sinal positivo (q>0), ambos os vetores têm mesma direção e sentido
Já quando a carga geradora do campo tem sinal positivo (Q>0), o vetor campo elétrico tem sentido de afastamento das cargas e quando tem sinal negativo (Q<0), tem sentido de aproximação, sendo que isto não varia com a mudança do sinal das cargas de provas.
Quando uma única partícula é responsável por gerar um campo elétrico, este é gerado em um espaço que a circunda, embora não esteja presente no ponto onde a partícula é encontrada. Este campo é chamado de puntiforme.
Campo elétrico gerado por mais do que uma partícula eletrizada
Quando duas ou mais cargas estão próximas o suficiente para que os campos gerados por cada uma se interfiram, é possível determinar um campo elétrico resultante em um ponto desta região.
Para isto, analisa-se isoladamente a influência de cada um dos campos gerados sobre um determinado ponto.
Por exemplo, imaginemos duas cargas postas arbitrariamente em um ponto A e outro B, com cargas QA e QB, respectivamente. Imaginemos também um ponto P sob a influência dos campos gerados pelas duas cargas simultaneamente.
O vetor do campo elétrico resultante será dado pela soma dos vetores EA e EB no ponto P. Como ilustram os exemplos a seguir:
<<< Voltar para página principal do curso
| << Eletrostática | AULA 2 - Forças elétricas | Tensão >> |
|---|










