PI S7 DSW II DouglasARS

De IFSC
Revisão de 11h00min de 27 de março de 2016 por imported>Douglas (→‎Referências)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação

Olá Alunos,

Entramos pela sétima semana, vamos de leve essa semana, já que vocês tem bastante trabalho pela frente e vou aproveitar para mostrar ou relembrar, se for o caso, como utilizar máscaras para entrada de dados em campos de formulário. Também vamos apresentar uma técnica de validação das informações desses campos utilizando PHP. Fiquem atentos e façam uso do Fórum: Pergunte ao Professor no moodle.

Bons estudos a todos!

Prof. Douglas A.

Objetivo

  • Máscaras para campos de formulário;
  • Validação de campos.

Máscaras de Campos

Quando estamos desenvolvendo uma aplicação web que trabalha com formulários e banco de dados, surgirá uma necessidade: a chamada máscara dos campos. Isso ocorre quando queremos que usuário do sistema entre com uma informação com um formato pré-determinado de modo que seja necessário respeitar os padrões pré-determinados.

Antes disso, é necessário termos nosso banco devidamente modelado, pois assim o processo de recuperação das informações é menos trabalhoso, sem falar na questão de aparência na exibição dos dados.

Exemplo: utilizando máscara podemos definir que o campo telefone só poderá aceitar caracteres numéricos os caracteres ( ) -. Ficando assim: abre parênteses na 1ª posição, fecha parênteses na 4ª posição e o traço na 9ª posições. garantindo com isso, que todos os números de telefone serão no estilo (99)9999-9999.

Telefone é só um exemplo, podemos usar máscaras para CPF: 999999999-99 , CNPJ: 99.999.999/9999-99, datas: 99/99/9999, CEP: 99999-99, etc.

Como utilizar máscaras?

Para facilitar esse processo um tanto complexo de construção de máscaras, utilizamos algo relativamente simples, o script jquery com o complemento jquery.maskedinput.

Para baixar os arquivos clique em: jquery.js e jquery.maskedinput.js.

O trecho do código abaixo exemplifica o uso da máscara em um arquivo de formulário. Coloquei até máscaras que ainda não utilizei para servirem de exemplo.

[...]
</head>

<script type="text/javascript" src="scripts/jquery.js"></script>
<script type="text/javascript" src="scripts/jquery.maskedinput.js"></script>
</head>
<script type="text/javascript">
$(document).ready(function(){
	$("input.data").mask("99/99/9999");
        $("input.cpf").mask("999999999-99");
        $("input.cep").mask("99999-999");
        $("input.telefone").mask("(99)9999-9999");
});
</script>

<body>
[...]

Notem que os arquivos jquery.js e jquery.maskedinput.js estão dentro da pasta scripts que eu criei dentro da pasta padrão da aplicação. Portanto, vocês devem indicar o local para onde foram copiados os arquivos para que as máscaras funcionem corretamente.

Como fica uso?

Para utilizar é simples. O trecho do código que mostra como chamar a máscara já criada para os campos de formulário pode ser visto em seguida.

[...]
 CEP:<input type="text" class="cep" name="cep" size="18" />
 CPF:<input type="text" class="cpf" name="cpf" size="18" />
 DATA:<input type="text" class="data" name="data" size="18" />
 Telefone:<input type="text" class="telefone" name="telefone" size="18" />
 Celular: <input type="text" class="telefone" name="celular" size="18" /></td></tr>
[...]

Observem que aquele campo size tem haver com o tamanho da área da tela, e não tem nada haver com total de caracteres.

Validação de Campos

Existem algumas maneiras de se fazer a validação de campus de formulário.

Validação de dados não é muito importante para certificar-se que os dados que estão sendo inseridos, de fato correspondem ao que se deseja. A validação pode ser feita direto no banco dados, direto na aplicação ou em ambos.

Geralmente a validação feita no banco não é muito "amigável" apresentando erros que seriam como "grego" ao usuário, é óbvio que estes erros podem ser tratados pela aplicação, mas esta não é a questão. O mais utilizado é a validação feita no lado da aplicação e no lado do banco, isso significa que são 2 camadas de segurança antes de persistir o dado.

Atualmente existem sistemas que fazem a validação através de requisições (GET ou POST por exemplo), dessa forma sempre que o usuário clicar em salvar é feita uma requisição, processado os dados e então validado. O problema nisso é a demora na resposta ao usuário, pois se o usuário esqueceu-se de colocar uma "vírgula" todo processamento e validação deve ser concluído para só então mostrar o erro ao usuário.


Leia mais em: Validação de dados em PHP com jQuery Validate http://www.devmedia.com.br/validacao-de-dados-em-php-com-jquery-validate/28544#ixzz446zNC4me

Vídeos


Organização da Semana 7

Nesta sexta semana apresentamos [...] Um abraço,

Bom trabalho!

Prof. Douglas A.

Referências

[1] http://www.devmedia.com.br/validacao-de-dados-em-php-com-jquery-validate/28544#ixzz446zNC4me



<< <> >>