PI S3 DSW III DouglasARS

De IFSC
Revisão de 14h10min de 11 de maio de 2016 por imported>Douglas (→‎FTP)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação

Olá Estudante,


Na semana que passou mostramos como trocar as funções mysql() por mysqli() do PHP, para a conexão com o banco de dados MySQL, com a finalidade de aproveitar a segurança e algumas características que foram incorporadas à função original. Também vimos como chamar uma tela de confirmação JavaScript para tomada de decisão, terminamos por apresentar um passo a passo, a partir de um site que tem hospedagem gratuita com PHP e MySQL, mostrando como criar uma conta, um domínio e um banco de dados, com a possibilidade de acessar o phpMyAdmim para criar e popular nossas tabelas. Nesta semana, vamos abrir Atividade Obrigatória 1 (AO1) que é nossa primeira atividade avaliativa, e vamos propor que todos os estudantes criem uma hospedagem grátis (ou não), que possua os serviços de PHP e MySQL, na web e que coloque lá a aplicação desenvolvida por sua equipe na unidade curricular DS2. Precisamos, para isso, falar um pouco mais do FileZilla que é um programa de FTP (File Transfer Protocol) utilizado para transferência de arquivos na Internet.

Dediquem um tempo para seus estudos.

Fiquem atentos as postagens no Fórum e participem dos nossos encontros virtuais.

Prof. Douglas A.

Objetivos

  • Atividade Obrigatória 1.
  • Como trabalhar com FileZilla.

Atividade Obrigatória 1

Abertura
12/05/2016
Duração
6 dias.
Envio de arquivo (individual)
nome_do_aluno_polo.(txt, doc, pdf, zip).


Atividade

1. Criar um domínio na internet, preferencialmente gratuito, de sua preferência, que possua os serviços de PHP e MySQL.

2. Criar o banco de dados e as tabelas, correspondentes aos desenvolvidos por sua equipe, nesse novo domínio, populando algumas as tabelas como a de usuários, por exemplo, para que se possa acessar o sistema. Atenção! Mesmo que o sistema seja desenvolvido em equipe, todos devem criar seus domínios e completar a tarefa de forma individual.

3. Enviar por FTP os códigos fontes PHP/CSS/HTML e pastas para esse domínio. Devem testar o acesso e o que foi desenvolvido até o momento.

Envio do arquivo para avaliação
Envio de arquivo (individual) contendo: nome do aluno, nome do sistema, resumo do que faz o sistema e como está seu desenvolvimento até esse momento. Além de domínio (endereço na web), usuário e senha (válidos) para acessar o sistema. O arquivo pode ser do tipo texto ou writer e deve ser postado no moodle, no local destinado a AO1, até a data limite.

Exemplo:

Desenvolvedor: Douglas Alexandre Rodrigues de Souza

Sistema: Exemplo

Resumo

Sistema que permite o cadastro de cientes e cidades, com tela de login, e possibilidade de inclusão de novas cidades e clientes e
também conta com a possibilidade de consultar, editar e excluir registros do banco de dados.

Endereço (domínio): http://douglasars.esy.es

Usuário: adm

Senha: 1234

Bom trabalho!

FTP

Desde o início da internet, o FTP (File Transfer Protocol) era o principal meio de se enviar arquivos para a web. E deu tão certo, que é utilizado até os dias de hoje. Serve basicamente para possamos enviar ou receber arquivos utilizando um "protocolo de transferência de arquivos" dentro da rede mundial de computadores, por meio de um terminal linux, ou endereço no navegador, ou ainda, um software instalado no PC.

A transferência é feita sempre ponto a ponto, entre dois computadores, sejam eles um cliente e um servidor. Sendo que o primeiro é quem realiza a operação e segundo é o local onde os arquivos ficam hospedados. A conexão é sempre autenticada com nome de usuário e senha (opcional) em um servidor que está associado a um determinado endereço de IP (Internet Protocol). O FTP é comumente utilizado para quem criou um site no seu ambiente de desenvolvimento e deseja transferir esses arquivos para um site ou um sistema de hospedagem em um endereço remoto na internet. A Figura 1 mostra uma ilustração de uma conexão FTP.


Ftp.png

Figura 1 - Como é uma conexão FTP Cliente-Servidor.

É possível realizar a transferência de arquivos, pela linha de comandos, direto de um servidor FTP pelo terminal do GNU/Linux. Abaixo segue os comandos básicos para a realização de uma conexão FTP pelo terminal do linux.

1. Abra o terminal do linux e digite o comando ftp seguido do endereço de FTP que deseja conectar:

$ ftp  ftp.douglasars.esy.es

2. Na sequencia será solicitado usuário e depois a senha.

Name (ftp.douglasars.esy.es:douglas): u381978428
331 User u381978428 OK. Password required
Password: *********
230 OK. Current directory is /public_html
Remote system type is UNIX.
Using binary mode to transfer files.

Resumidamente, o usuário (u381978428) e senha (*********) são passadas e o sistema retorna OK e se posiciona no diretório padrão do servidor (/public_html). Pronto, você esta conectado.

Feito isso, você já está conectado ao servidor FTP e já pode executar um dos comandos abaixo:

get | permite baixar os arquivos.
put | permite enviar arquivos.
lid | especifica o diretório local o qual deseja trabalhar.
cd | utiliza-se para se mover através dos diretórios.
delete | elimina um arquivo do servidor remoto.
oppend | permite recompor um download que tenha sido interrompido.
open | abre uma sessão no FTP.
close | termina a sessão com o FTP.
bye | fecha a sessão e sai do programa de forma que todas as sessões abertas se fechem.
ls | mostra o conteúdo do servidor remoto.
mput | sobe vários arquivos ao servidor.
mget | baixa vários arquivos ao computador local.
user | serve para mudar o usuário com o qual nos conectamos ao FTP.
bynary | modo binário.
ascii | :: modo de arquivos de texto.

Aprenda mais em: https://www.vivaolinux.com.br/dica/Baixando-arquivos-de-servidores-FTP-via-linha-de-comando

Ainda bem que não precisamos utilizar o terminal do linux, e que os navegadores já incorporam as funções de FTP, e ainda, que existam programas específicos de FTP. Entre os softwares mais famosos estão o Filezilla e o SmartFTP (Windows), Cyberduck (Mac) e Kasablanca (Linux). Cada um tem suas particularidades e funcionalidades, porém o básico é sempre o mesmo: basta inserir o IP ou endereço do servidor, seu login e senha e ele automaticamente fará a conexão. Assim será possível ter acesso a todos os arquivos hospedados no local e também fazer o envio de outros documentos para o mesmo.

Caso você deseje somente entrar no FTP sem usar um programa para isso, digite "ftp://número do ip ou endereço" em seu navegador. Um prompt pedirá seu login e senha e, pronto. Você terá o mesmo acesso ao endereço remoto, onde estão os arquivos, que teria em qualquer software. A transferência de arquivos é bem simples, utilizando a interface gráfica, semelhante a que o usuário faz entre pastas no próprio PC.


FileZilla

O Filezilla é um programa de FTP gratuito que tem uma interface moderna e simples, o que facilita bastante o trabalho. Abaixo segue um tutorial de como utiliza-lo. A Figura 2 mostra a tela do Filezilla depois de o usuário ter se logado.

Tela filezilla.png

Figura 2 - Interface do software FileZilla depois de o usuário logado.

Conectando e transferindo arquivos
Passo 1. Se você ainda não tem o Filezilla, baixe programa, conforme o seu sistema operacional, instale e depois execute.
Passo 2. Digite os dados para conectar no site (host, usuário, senha e porta) na barra de conexão rápida que fica na parte superior da janela do Filezilla. Se não souber qual a porta, deixe-a em branco. Depois clique no botão Conexão rápida.
Passo 3. Para enviar arquivos do computador local para o remoto, selecione a pasta remota para onde será enviado o arquivo na área Endereço remoto:;
Passo 4. Selecione a pasta do arquivo a ser enviado na área Endereço local:.
Passo 5. Clique com o botão direito sobre o arquivo que deseja enviar no quadro abaixo de Endereço local:.
Passo 6. Se quiser apenas transferir o arquivo, no menu que aparece, escolha a opção Upload ou simplesmente arraste o arquivo até a outra área remota onde ficam os arquivos, porém, é recomendável ter muita atenção e cuidado ao optar por usar essa abordagem, pois ela está mais sujeita a erros e consequentemente existe um risco maior de perda acidental de arquivos.


Agora que você já sabe usar o Filezilla, pode enviar seus arquivos, depois de criar seu domínio e hospedagem grátis, para o seu servidor remoto.


Aprenda mais em: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/09/como-usar-o-filezilla.html

Código Fonte

Organização da Semana 4

[...]

Até lá!

Bons estudos!

Prof. Douglas A.

Referências

[1] http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/o-que-ftp-e-como-usar.html

[2] https://www.vivaolinux.com.br/dica/Baixando-arquivos-de-servidores-FTP-via-linha-de-comando

[3] http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/09/como-usar-o-filezilla.html

[4] https://www.youtube.com/watch?v=qxhjYhgHF-M

[5] http://www.comofazerumsite.com/criarsite/tutorial-ftp-filezilla.html





<< <> >>