AULA 12 - Programação II - Graduação

De IFSC
Revisão de 13h58min de 25 de abril de 2018 por imported>Fargoud (→‎Metodologia)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Trabalho de Avaliação 2

Tema: Desenvolvimento de Urna Eletrônica

Data de entrega e apresentação: 16/05/2018


Objetivos

Possibilitar que os alunos demonstrem, através de atividade eminentemente prática, as habilidades e competências técnicas em programação orientada a objetos adquiridas na disciplina, além de estimular também, o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e desenvolvimento e apresentação de projetos.

Produto esperado

A equipe deve desenvolver uma classe para representar uma urna eletrônica, para funcionar em primeiro e segundo turnos.

Se nenhum dos candidatos da votação de primeiro turno atingir 50% ou mais dos votos, automaticamente deverá haver um segundo turno. Não haverá segundo turno, se um dos candidatos obtiver pelo menos metade dos votos.

O eleitor terá que se identificar por meio de um código (número) válido. Fica ao critério da equipe definir a validação deste código, ou senha.

Esta classe deve conter um contador de votos brancos, um contador de votos nulos e um contador para cada candidato (utilize um vetor), até um limite de 10 candidatos em primeiro turno, e apenas 2, em segundo turno, se houver.

A urna deve ser inicializada em cada votação, e após sua apuração não deve mais permitir votos, apenas geração de relatórios, parciais ou total (apuração).

Deve ser permitido:

  • Votar;
  • Votar em branco;
  • Anular o voto;
  • Apurar a eleição.


Metodologia

  1. A turma vai dividir-se em DUPLAS. Não serão aceitas equipes de 3 ou mais alunos, nem tampouco de trabalho individual.
  2. O trabalho vai ter que ser dividido IGUALMENTE entre ambos os membros e, no relatório de entrega, terá que ser explicitado a contribuição individual. Ou seja, em tudo que for desenvolvido, terá que ficar claro qual foi a atribuição de cada um. Os alunos serão avaliados individualmente, mas também pela capacidade de dividir as tarefas igualitariamente, sem que um trabalhe obviamente mais que o outro.
  3. A completude e correção da classe será avaliada com peso 4.
  4. O produto pode ser desenvolvido em CodeBlocks ou Visual C++, independentemente. Mas a interface com o usuário também será avaliada, com peso 2.
  5. A qualidade do relatório será avaliado com peso 2.
  6. A apresentação do trabalho será avaliada com peso 2.
  7. A classe pode ser desenvolvida para outras plataformas, que não PC, como tablet, smarthphone, etc.
  8. É permitido que os alunos desenvolvam também uma interface de hardware para votação, ao invés do uso do teclado do computador.
  9. Trabalhos copiados de colegas, ou da internet, serão automaticamente avaliados com nota 0 (zero).
  10. Os melhores trabalhos serão escolhidos para apresentação nos eventos de pesquisa do IFSC.


DUPLAS:

  1. Rafaela e Caio
  2. Alan Gustavo e Luiz Eduardo
  3. Nefi e Yan
  4. Amanda e Erkmann
  5. Douglas e Mateus Célio
  6. Carolina e Luis Vinicius