PYTHON23

De IFSC
Revisão de 15h37min de 1 de março de 2023 por imported>Fargoud (Criou página com 'Microcontroladores ESP: conheça tudo sobre esse poderoso equipamento março 7, 2022 , 3:57 pm , IoT, MICROCONTROLADORES, PROTOTIPAGEM Você já pensou em um projeto que neces...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Microcontroladores ESP: conheça tudo sobre esse poderoso equipamento março 7, 2022 , 3:57 pm , IoT, MICROCONTROLADORES, PROTOTIPAGEM Você já pensou em um projeto que necessitava de um microcontrolador mais potente que um Arduino, mas não iria beneficiar de todos os recursos do Raspberry Pi? Sem dúvida alguma, o melhor meio termo entre a simplicidade do Arduino e a potência do Raspberry Pi são os microcontroladores da família ESP.

O que é um ESP? Como eles funcionam? Quais são suas aplicações e vantagens? Confira tudo isso e muito mais nesse texto!

Criação A família dos ESPs foi criada e é produzida pela empresa chinesa Espressif Systems, com sede em Xangai. Como a maior parte dos outros microcontroladores, a Espressif visava facilitar o acesso ao mundo da prototipagem, integrando diversos componentes, anteriormente vendidos separadamente, em uma única placa.

O ESP8266, o primeiro modelo da família, foi lançado em 2014 e o ESP32, o mais famoso, foi colocado no mercado em 2016, devido ao sucesso do primeiro modelo.

Propriedades Os ESPs são estruturados de uma forma parecida com um Arduino: possuem um módulo de memória, um de conexão Wi-Fi, outro de Bluetooth, pinos GPIO (General Purpose Input/Output, usados para sinais digitais) e canais ADC (Analogic-Digital Converter, para sinais analógicos), tudo isso controlado por um microprocessador que varia de modelo para modelo.

A maior diferença entre um ESP e um Arduino é que o primeiro possui inerentemente conexões wireless, ao contrário do segundo que necessita de um aparato específico – um Shield – para usufruir dessas funções.

Ainda mais, os ESPs são capazes de interpretar linguagens de programação além de C++, como JavaScript, Python e C.

Tirando isso, os microcontroladores funcionam de maneira parecida, até podem ser programados pela mesma IDE.

Aplicações A família ESP é extremamente versátil e possui aplicações em quaisquer projetos de prototipagem, automação e, especialmente IoT (Internet das Coisas). Como todo ESP é capaz de se comunicar com outros dispositivos através da Internet ou de Bluetooth, aplicações que necessitam de comunicação wireless são onde o ESP prospera.

Além disso, sua placa ocupa uma área de 52 x 28 mm, podendo variar com o modelo, e suporta temperaturas de – 40 a 125 ºC, o que permite seu uso em diversos ambientes, até mesmo os mais extremos!

Em resumo, os ESPs são microcontroladores apropriados para projetos que necessitam de acesso à Internet ou em ambientes desfavoráveis para a tecnologia, como altas temperaturas e espaços pequenos. Entretanto, isso não exclui sua utilização em projetos sem essa necessidade: quando um Arduino não é potente o suficiente e um Raspberry Pi é potente demais, um ESP fará o trabalho na medida certa!

Gostou do texto? Aprendeu algo novo sobre o ESP? Siga-nos nas redes sociais para aprender cada vez mais sobre os microcontroladores e componentes de prototipagem!

Ainda não sabe o que é um Arduino ou um Raspberry Pi? Não se preocupe, clique em cada um deles para saber tudo que você precisa saber!