Fique Sabendo 01
- Ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional- Animação em flash
Projeto Sala de Aula Inteligente em cada Campus do IF-SC
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional está atuando na especificação técnica da sala de aula inteligente. O objetivo que cada campus possua no mínimo uma sala com todas as novas tecnologias disponíveis e que os alunos possam interagir mais no processo de construção do conhecimento por meio de estações de trabalho dotadas de computadores, votadores (para escolha das alternativas on-line), tablets (cadernos digitais) entre outras novidades. A figura ilustra uma configuração dessa sala. Observamos que o professor utiliza um quadro digital, os alunos atuam em pequenos grupos em estações conectadas à internet e ao quadro digital. São utilizados mobília ergonômica e softwares especializados para permitir a interação e o aprendizado dos alunos. Mais informações podem ser acessadas no link: http://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/index.php/Tecnologia
Avaliação Institucional (CPA)
Toda instituição que atua no ensino superior deve ter sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme regulamentação do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior). A CPA vem atuando no IF-SC desde o ano de 2005. Atualmente a Comissão está em fase de renovação dos seus componentes e se preparando para incluir representantes dos novos campi. O objetivo é que todos os campi do IF-SC realizem avaliações institucionais sob a coordenação da CPA, mesmo aqueles que ainda não possuem cursos superiores de tecnologia. Na página de internet do IF-SC são apresentados os relatórios da CPA e um site com todas as informações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido. Compete à PRDI acompanhar e apoiar os trabalhos da Comissão, viabilizando a logística e a independência para realização para os trabalhos. Após a realização da avaliação objetiva é realizado um Seminário de compartilhamento das informações. A partir dessas e de outras informações é possível a realização do Planejamento Institucional de cada ano.
Plano de Desenvolvimento Institucional
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, por meio de suas Coordenadoras de Desenvolvimento Institucional e de Processos e Normas coordenou os trabalhos de elaboração do PDI do IF-SC para o período de 2009 a 2013. A Comissão, que iniciou suas atividades em junho de 2008 concluiu seus trabalhos dentro do prazo legal estabelecido pela Lei 11.892/2008, que instituiu os institutos federais. Nesse documento, disponível na página de internet do IF-SC são definidas as concepções e diretrizes gerais para a tomada de decisões dos gestores para os próximos 5 anos.
Indicadores Institucionais
A Coordenação de Pesquisa Institucional vem publicando anualmente o Relatório de Indicadores do IF-SC. O objetivo é que toda a comunidade acadêmica conheça a instituição em números e que os gestores utilizem essas informações e tendências para a tomada de decisões cotidianas. No relatório há informações sobre evolução das matrículas, do número de candidatos no processo de ingresso, dos gastos de energia elétrica, água e telefone por aluno entre outras. Os relatórios encontram-se disponíveis na página do IF-SC na internet no Link Indicadores.
Projeto Gestão Interativa
O Projeto Gestão Interativa, implantado em maio de 2008, tem permitido o compartilhamento das boas práticas de gestão entre os Diretores-Gerais dos Campi do IF-SC. Nos encontros dos gestores são discutidos temas estratégicos, com a presença de especialistas convidados para aprofundamento das questões. Os assuntos são definidos de acordo com a agenda do IF-SC e demandas apresentadas pelos Diretores-Gerais dos Campi. O desafio do Projeto Gestão Interativa é garantir que os Campi novos e antigos atuem com autonomia, mas de forma colaborativa uns com os outros, garantindo assim a identidade do IF-SC. Os encontros têm sido um importante espaço para construção de um modelo de gestão compartilhada. O ambiente virtual Moodle tem sido utilizado para organizar as informações do Projeto Gestão Interativa: http://moodle.reitoria.ifsc.edu.br
Intranet do IF-SC
A Intranet do IF-SC, implantada no ano de 2007, trata-se de um importante mecanismo de compartilhamento de informações entre os servidores docentes e administrativos do IF-SC. Atualmente o Portal da Intranet tem sido reorganizado para garantir que as informações divulgadas sejam coerentes e atualizadas por meio da Coordenadoria de Conteúdos Digitais, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. Todos os documentos e atas dos Colegiados também são disponibilizadas nas Intranet, o que aumenta a transparência administrativa.
Seminários dos Profissionais de TI do IF-SC
Todos os profissionais da área de TI do IF-SC têm se encontrado regularmente para compartilhamento de experiências. Os Seminários, que começaram no ano de 2008 (SETIC) são realizados de forma itinerante nos campi. Nesse período foram realizados 3 seminários – um em São José / Fpolis, outro em Chapecó e outro em Joinville. Segundo a Diretoria de Tecnologias de Informação e Comunicação, ligada à PRDI, o objetivo dos SETICs é garantir a integração dos profissionais de TI e atuar de forma colaborativa no desenvolvimento de soluções em TI. Todos os relatórios dos seminários são publicados na Intranet.
Informatização de Processos
A PRDI está atuando na informatização dos processos do IF-SC. Para tanto, constituiu uma Comissão para Implantação dos Módulos Gerenciais do Projeto SIGA-EPT. A equipe é formada por Silvana F. P. Silva (Coordenadora de Processos e Normas), Mari Neia (Assessora da Pró-Reitoria de Administração) Felipe (Coord. Compras do Campus Continente) e Santini (Coordenador de Sistemas - DTIC). A Comissão tem como atribuições: conhecer as potencialidades dos módulos diponibilizados pelo SIEP; analisar os fluxos dos processos a serem informatizados; capacitar servidores do IF-SC na implementação dos módulos gerenciais e analisar os resultados da implementação e propor soluções para o programa. O IF-SC participa do SIEP nos módulos SIGA-EPT e Projeto Inter-Red - desenvolvimento de objetos de aprendizagem.
Planejamento do IF-SC
A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional tem disponibilizado na página de Internet o Planejamento Anual do IF-SC e o Relatório de Avaliação dos resultados. O objetivo é compartilhar com toda a comunidade acadêmica quais são as ações priorizadas em cada ano. Para realização do acompanhamento das atividades, são realizados encontros presenciais em cada campus entre os meses de agosto e setembro. Nesses momentos é possível realizar uma análise detalhada das dificuldades encontradas em cada campus para execução do planejamento anual. Com essas informações é possível a definição de estratégias conjuntas entre os campi e a Reitoria para superação das dificuldades.
Portal dos Colegiados
Com a implantação do novo site do IF-SC, foi implantado o Portal dos Colegiados. Conforme o Estatuto aprovado temos como fóruns colegiados: Conselho Superior, Colégio de Dirigentes, Colegiado de Recursos Humanos e Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão. No portal estamos disponibilizando as competências de cada fórum, os nomes, foto, perfil e contato de todos os componentes, a agenda das reuniões, as atas e as resoluções. O objetivo é contribuir para aumentar a transparência da gestão e permitir acesso rápido às informações dos Colegiados por alunos, docentes e administrativos. A gestão participativa será fortalecida uma vez que com mais informações é possível uma maior engajamento da comunidade na solução dos problemas do IF-SC.
Banco de Teses de Dissertações
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional está organizando um banco de teses e dissertações do IF-SC, a exemplo do que já fazem hoje renomadas instituições do país. O objetivo é compartilhar a produção acadêmica de nossos especialistas, mestres e doutores de tal forma a nos tornarmos uma instituição que aprende continuadamente. Podemos aprender com os trabalhos produzidos pelos nossos colegas. Podemos incentivar outros servidores a buscarem a capacitação permanente a partir da compreensão das linhas de pesquisa existentes e caminhos já trilhados pelos colegas. Para acessar esse material basta clicar em Publicações no site do IF-SC.
Ambientação dos novos servidores
Para facilitar a ambientação dos novos servidores, a PRDI elaborou um CD auto-executável com informações detalhadas sobre o IF-SC. O objetivo é que os mesmos tenham acesso rápido às principais informações da instituição tais como Estatuto, organograma, planejamento, indicadores, legislações etc. Nesse CD também é possível encontrar uma apresentação dinâmica do IF-SC com uso do software Flash. Essa apresentação é permanentemente atualizada de tal forma que seja possível seu uso em todos os eventos oficiais.
Compartilhamento de material didático
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional vem organizando um Portal para compartilhamento de Material Didático dos professores do IF-SC. Para tanto estamos utilizando a Wikipédia do IF-SC (http://wiki.ifsc.edu.br). O objetivo é que professores que ministram as mesmas disciplinas em diferentes campi possam interagir cada vez mais. Já temos disponível centenas de animações didáticas e apostilas no repositório. Diversos sistemas do MEC também apontam nessa direção: Portal do Professor, Portal Inter-Red, RIVED, Domínio Público entre outros.
Participação em projetos da Gestão de Pessoas
Como forma de apoiar o desenvolvimento e acompanhamento dos servidores do IF-SC, a PRDI trabalha em parceria com a área de Gestão de Pessoas, especialmente em projetos como o plano de carreira, plano de qualificação, resoluções de capacitação, flexibilização da jornada de trabalho, avaliações do estágio probatório, ponto eletrônico, avaliação de desempenho, entre outros. Não existe desenvolvimento da instituição e a consolidação de sua identidade, sob qualquer ponto de vista, que não passe pelo desenvolvimento e acompanhamento dos servidores, sobretudo no atual processo de expansão/crescimento e descentralização.
Participação em Reuniões e Colegiados
A PRDI tem a responsabilidade de participar dos principais espaços coletivos da instituição, como o Colegiado de Recursos Humanos (CRH), o Colégio de Dirigentes e as reuniões ds Reitoria. São normativos e consultivos e, portanto, importantes na construção do rumos do IF-SC, bem como na afirmação das políticas implementandas e estratégias tomadas. No Colégio de Dirigentes, especialmente, a PRDI tem condições de estar com todos os Campi representados e trabalhar na realização na sua principal missão: a articulação Campi-Reitoria, conhecendo as demandas, anseios e problemas de cada um deles.
Representação nos encontros do SINASEFE
O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (SINASEFE) tem a função de representar o interesses de seus filiados junto ao IF-SC e ao poder público. Nesse trabalho, o diálogo com a Administração deve ser permanente e a Reitoria se faz presente sempre que necessário para estabelecer discussões profícuas sobre os rumos da instituição. A PRDI, nessa nova fase de expansão, considera que o SINASEFE tem relevância no papel fiscalizador e crítico, para que cristalizemos uma gestão democrática e participativa no IF-SC, com bom senso e altivez.
Integração dos Reitores e Pró-Reitores (Sul)
Com a criação de 38 Institutos Federais pela Lei nº 11.892 tivemos uma nova configuração e denominação para os gestores federais da educação, onde diretores alçaram à condição de Reitores e Pró-Reitores. É preciso manter um diálogo constante entre esses administradores públicos e a PRDI está na vanguarda desse processo. Inslusive, planeja eventos em que possamos integrar todos os Reitores e Pró-Reitores do Sul do Brasil para que consigam compartilhar as boas práticas de gestão e encontrar soluções para os problemas que se apresentam.
Capacitação de Diretores em gestão
Embora seja um desejo da Reitoria do IF-SC que todos os diretores dos Campi possam se beneficiar da formação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), oferecida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, há impossibilidades de tempo que não permitem que todos participem. Portanto, cabe à PRDI oferecer todo o aparato disponível (inclusive o Know-how da ENAP) para que os diretores possam dominar, ao menos, os preceitos básicos de gestão e desenvolver seu trabalho de forma mais organizada e planejada.